28.6.05

Passo a passo para biscuit

Pro pessoal que trabalha com biscuit:
no link abaixo tem um monte de bonequinhos e enfeites de natal feitos com biscuit, indicando passo a passo como são feitos. Até eu, que sou iniciante, consegui fazer. :)

http://www.makinsclay.com/US/eng/project_gallery/christmas.htm

Receita do Biscuit

Ingredientes da massa:
2 xícaras (chá) de amido de milho
2 xícaras (chá) de cola
2 colheres (sopa) de vaselina líquida
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de creme para as mãos não gorduroso (sem silicone)

Você vai precisar também de:
- Tigela de vidro (para massa feita no microondas) ou panela com revestimento interno anti-aderente (para massa feita no fogão)
- Colher de Madeira

Modo de Preparo (no microondas):

Coloque na tigela de vidro o amido de milho, a cola e a vaselina líquida, e vá mexendo. Adicione o limão e misture com todos os ingredientes (menos o creme, que será adicionado somente no momento de sovar a massa).
Coloque a tigela no microondas e regule-o para 50 segundos, na potência máxima. Retirar a tigela do microondas e mexer bem a massa, com a colher de madeira. Depois volte ao microondas por mais 45 segundos, retire e mexa. Volte por mais 40 segundos (o tempo de cozimento poderá variar de um microondas para outro, se necessário adicione de 2 a 5 segundos)
Depois, espalhe sobre uma superfície lisa 1 colher (sopa) rasa de creme para as mãos não gorduroso (não ponha mais creme que o indicado na receita).Coloque a massa por cima, ainda quente e sove por vários minutos seguidos. A massa ficará com uma textura melhor, quanto mais você sová-la.
Coloque a massa num saco plástico ou envolva-a em filme de cozinha para que não resseque.
Depois que a massa estiver totalmente fria, trocar de saco plástico e secar a massa , pois estará molhada devido ao vapor formado durante o resfriamento.
Guarde a massa em lugar seco e fresco, não precisar ficar em geladeira, somente certifique-se de que o saco plástico está bem fechado.

Modo de Preparo (no fogão):
Coloque todos os ingredientes (menos o creme para as mãos), em uma panela anti-aderente e vá mexendo bem. A massa estará no ponto quando começar a desgrudar do fundo da panela.
Desligue o fogo e vire a massa sobre o mármore e sove bem com o creme para as mãos.

Material Mínimo Necessário :
1 Rolo para alisar a massa
1 jogo de estecas com 12 peças
Estilete
1 Tesoura
Agulha de Crochê
Boleador (ferramenta para fazer cavidades na peça) já fazem parte do conjunto de estecas

DICAS:
- Se sua massa ficar muito mole, é só fazer uma outra receita, deixando um pouco mais no microondas e misturá-la ainda quente à massa mole. Caso sua massa tenha ficado muito dura, é só fazer uma outra receita, deixar menos tempo no microondas e misturá-la ainda quente à massa que ficou muito dura.
- Nos dias mais frios a massa fica um pouco mais firme. Basta manuseá-la um pouco mais, com creme, pois o calor das mãos fará com que a massa fique bem macia.
- Troque o saco plástico que envolve a massa sempre que perceber gotas de água ou quando o saco plástico estiver com muitos resíduos de massa grudado por dentro. Isso fará que sua massa dure muito mais.
- Nunca deixe a massa exposta a correntes de ar por muito tempo, para não ressecá-la, se isto ocorrer você não terá um bom material para trabalho.
- Para a massa não ficar transparente, basta colocar 1colher (café) de óxido de zinco antes de a massa cozinhar. Se não tiver óxido de zinco (vendido em farmácias de manipulação), coloque uma pitada de tinta branca.


Para tinhgir a massa:
A tinta mais utilizada para tingir a massa do biscuit é a tinta óleo. Como ela é muito cara, o pessoal usa também a tinta para tecido.


a